quarta-feira, 20 de julho de 2016

O poder da paixão e da perseverança

Neste livro obrigatório para todos que desejam alcançar o sucesso, a psicóloga Angela Duckworth demonstra para pais, estudantes, educadores, atletas e empreendedores que o segredo para realizações incríveis não é o talento, mas uma mistura de paixão e perseverança que ela chama de “garra” — a capacidade de perseverar e produzir resultados além do puro talento, da sorte ou das eventuais derrotas.
Ao usar como exemplo a própria história como filha de um cientista que, com frequência, notava sua falta de “genialidade”, Duckworth, agora professora e pesquisadora renomada, descreve as primeiras revelações que a levaram à hipótese de que não é a “genialidade” que realmente conduz ao sucesso, mas uma combinação especial de paixão e perseverança.
Em Garra, ela cita o caso dos cadetes que se esforçam em seus primeiros dias na Academia Militar de West Point e de professores que trabalham nas escolas mais difíceis de lecionar dos Estados Unidos. Destaca conceitos e insights fascinantes buscados tanto na história quanto nos mais modernos experimentos sobre alta performance e, finalmente, compartilha com o leitor o que aprendeu ao entrevistar dezenas de pessoas bem-sucedidas nos mais diversos campos de atuação: do CEO do
J. P. Morgan a um cartunista da The New Yorker e um treinador da National Football League, entre outros.

Pessoal e inspirador, capaz de transformar vidas, Garra é um livro sobre o que se passa na cabeça das pessoas durante as derrotas e como isso — não o talento ou a sorte — pode fazer toda a diferença.

· A palestra TED em que a autora desenvolve sua tese, principalmente com relação à educação infantil, já soma quase 9 milhões de visualizações.

· O livro tem extensa base de pesquisa, exemplificada com gráficos, tabelas e questionários que permitem que o próprio leitor faça uma autoanálise.

“Garra é uma resposta fascinante e convincente à falsa importância dada ao QI. Duckworth lembra que são o caráter e a perseverança
que diferenciam os bem-sucedidos.”  Malcolm Gladwell, autor de O ponto da virada.

Nenhum comentário: