terça-feira, 22 de setembro de 2015

Laurentino e seu caminho de volta para casa
De que fala “O caminho do peregrino”?
É um livro que também mistura o meu trabalho como pesquisador. Fizemos observações da arqueologia de Israel, do Império Romano. Falamos sobre como era Israel no tempo de Jesus, sobre a geografia da Terra Santa, um simbolismo espiritual. O interessante é que não é possível se comprovar cientificamente algo que brota do coração das pessoas.

Qual é o resultado dessa peregrinação para você?
O peregrino é diferente do turista. O turista olha para fora, mobilizado pela paisagem, quer consumir o que vê. O peregrino olha para dentro, para ter uma revelação que está escondida em seu coração, um silêncio. O livro não tem como propósito ser um relato de viagem. É uma crônica de uma peregrinação. Como disse Leonardo Boff para mim, uma vez, descobri que Deus é mais para ser sentido do que para ser pensado. É uma dimensão inexplicável, misteriosa. Fui redescobrindo um significado escondido na minha infância. Eu seguia os meus pais, mas não entendia. Agora, tocou o meu coração. Não dá para explicar com palavras. É uma volta para casa.


Sinopse: Conhecido por sua premiada trilogia sobre a história do Brasil - 1808, 1822 e 1889 - Laurentino Gomes está de volta às livrarias com uma nova obra inspirada em sua própria jornada espiritual. Escrito em parceria com Osmar Ludovico, um dos conselheiros espirituais mais respeitados do Brasil, O caminho do peregrino reúne reflexões pessoais, relatos históricos e meditações sobre trechos das Escrituras. O livro inclui ilustrações de Cláudio Pastro, considerado o mais importante nome da arte sacra no país.

Nenhum comentário: