segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Obra do escritor francês fala de uma França tomada pelo Islã em 2022

Alfaguara lança "Submissão", novo romance de Michel HouellebecqObra do escritor francês fala de uma França tomada pelo Islã em 2022 | Foto: Dominique Faget / AFP/ CP
"Submissão", o novo romance de Michel Houellebecq, autor francês vencedor do Prêmio Goncourt, será publicado no Brasil pela Alfaguara. O livro, polêmico, foi lançado nessa quarta na França, no dia do atentado contra a revista Charlie Hebdo, que causou a morte de 12 pessoas, entre jornalistas e policiais. No Brasil, ele será publicado ainda no primeiro semestre de 2015.
No romance, Houellebecq imagina o país em 2022, governado por um presidente muçulmano, e cedendo gradualmente à lei islâmica. Em texto para o Le Monde, o escritor francês Emmanuel Carrère comparou "Submissão" a "1984", de George Orwell, e a "Admirável mundo novo", de Aldous Huxley, e disse: “Se há qualquer um hoje em dia, não só na literatura francesa, mas na mundial, que reflita sobre a enorme mutação em curso que todos nós sentimos, e que não sabemos como analisar, esse escritor é Houellebecq.”

Nenhum comentário: