segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Hellblazer Infernal   Hábitos Perigosos
Um homem descobre que está com câncer terminal no pulmão. Mas decide que não vai se entregar tão facilmente. Não, eu não estou falando do Walter White, mas de John Constantine, o maior e mais famoso mago dos quadrinhos adultos, criado por Alan Moore em 1985, durante sua passagem pela revista doMonstro do Pântano. Em um encadernado que acaba de ser lançado pela Panini, ele enfrenta um mal que talvez nenhum de seus “poderes” e conhecimento de magia poderão ajudar a vencer.
Publicado Nos EUA em 1991 na revista mensal do mago, HELLBLAZER, a saga começa quando John descobre que está com câncer terminal, devido ao uso abusivo de cigarro. Quem conhece o personagem sabe que um dos seus charmes é justamente esse vício. O cigarro dá ao personagem um ar de malandro, que só ajuda a acentuar sua canalhice. Assim, Garth Ennis, na época estreante no mercado americano, teve a brilhante ideia de começar sua fase na revista com a descoberta de que o protagonista está às portas da morte devido à isso. “O que eu poderia fazer com ele que ainda não havia sido feito? Matá-lo, talvez.”, diria o autor mais tarde.
Quem conhece o trabalho atual de Ennis pode achar bem estranho este arco inicial de Hallblazer, pois o humor negro e violência “tarantinesca” que se tornou marca registrada dele não se encontra nesta HQ. Talvez por ainda estar amadurecendo como escritor, por Constantine ser um personagem mais sério, ou devido a temática da trama, o humor não se encontra. De certo modo, ainda bem, pois um pouco do humor dele hoje em dia é muito exagerado. A seriedade em Hellblazer faz parte da essência da revista, mesmo que alguns poucos momentos sejam leves, devido ao humor do próprio Constantine.

Nenhum comentário: