Hertha Spier, depois de passar pelos campos de concentração de Plaszow e Auschwitz, foi libertada, em 15 de abril de 1945, no campo de Bergen-Belsen, o mesmo onde poucas semanas antes morrera Anne Frank. Por ter vivido no gueto de Cracóvia e no campo de Plaszow, cenários do filme A lista de Schindler, Hertha Spier concedeu uma entrevista à equipe de Steven Spielberg, depoimento que hoje integra o acervo da Fundação Survivors Of the SHOAH.
Nesta quinta-feira (7), os autores Rafael Guimaraens e Tailor Diniz, que já escreveram roteiros para o Curtas Gaúchos, lançam seus livros na Feira do Livro de Porto Alegre. Tailor Diniz autografa “A Sobrevivente A21646”. A obra conta a história de Hertha Spier, sobrevivente do Holocausto, que reconstruiu sua vida no Brasil. O documentário “Dona Hertha”, do projeto Histórias Curtas 2011, também narra a trajetória da sobrevivente.
Hertha Spier, sobrevivente do Holocausto, é tema do livro 'A Sobrevivente A21646' e do documentário 'Dona Hertha' (Foto: Fábio Rebelo/Divulgação) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário