sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Um escritor e bem sucedido empresário suíço revela os segredos da tomada de decisões perfeita.” – Marie Claire
Clique na imagem leia 1º capitulo 
“Dobelli, empresário e fundador de empresas, escreve de forma autêntica sem ser esnobe. Seus capítulos são divertidos, cheios de histórias, e ele reforça seus pontos de vista com conhecimento científico.” – Financial Times, Alemanha

Já se sabe, não é de hoje, que a tão incensada racionalidade humana é falha e todos os indivíduos são passíveis de erros de avaliação e escolhas equivocadas. Best-seller internacional, traduzido para 30 idiomas, com mais de 500 mil exemplares vendidos na Alemanha, A arte de pensar claramente – do fundador do Zürich Minds e ex-diretor do grupo Swissair, Rolf Dobelli – reúne pesquisas inovadoras de economia comportamental, psicologia e neurociência para abordar erros cognitivos recorrentes.

Com trânsito livre no alto escalão do mundo corporativo, Dobelli também se surpreendeu com a sucessão de falhas de interpretação que levou à crise de 2008, especialmente num ambiente no qual deveria predominar a racionalidade. No livro, o autor aponta 52 armadilhas crônicas e afirma que erros de pensamento são desvios sistemáticos em relação ao raciocínio e ao comportamento ideais, lógicos e sensatos.
Formado em Ciências Empresarias e com PhD em Filosofia da Economia pela Universidade St. Gallen, na Suíça, Dobelli chama atenção para a repetição dos mesmos enganos, quase sempre numa mesma direção, e insere ao debate a tendência humana para a ilusão e excesso de confiança no processo de tomada de decisões e escolhas.
Ao buscar compreender os mecanismos que induzem a mente humana ao erro, valendo-se de conhecimentos da psicologia, evolucionismo e da ciência cognitiva, Dobelli lista em A arte de pensar claramente a reincidência de tais equívocos e esmiúça o quebra-cabeça do raciocínio humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário