Liderados pelo professor Raúl López-Turner, um grupo de jovens segue para uma remota ilha no Pacífico a fim de fazer um trabalho de campo por quatro semanas. Passado esse tempo, perde-se o contato com o grupo. Um ano depois, os jovens são resgatados e finalmente voltam para casa, exceto o professor e dois alunos, supostamente mortos.
Com base nos depoimentos dos sobreviventes, a mídia inicia uma série de especulações sobre o que realmente aconteceu. Um incêndio no começo da viagem teria destruído a base da expedição? Uma tempestade teria provocado o sumiço do barco em que estavam? Como alguns integrantes do grupo desapareceram? Quem seriam os pais dos misteriosos bebês concebidos na ilha? Mas o discurso dos jovens é o mesmo: todos vivenciaram uma experiência heroica em condições adversas, colocaram o companheirismo e a coragem em primeiro plano e tiveram até direito a histórias de amor.
Mas essa versão não convence um amigo de Raúl, que, determinado a investigar melhor os fatos, resolve relatar a verdade em um livro. Ele acredita que por trás da fala ensaiada dos jovens esconde-se um grande segredo. Durante tanto tempo privados de tudo – roupas, medicamentos, abrigo, segurança e utensílios –, eles teriam realmente vivido em perfeita harmonia?
Primal é o relato eletrizante desse investigador disposto a tudo para chegar a uma conclusão. Suas descobertas revelam uma realidade bem diferente da narrada pelos sobreviventes: um universo de intrigas, chantagens, estupro e suspeitas de assassinatos. Mas por que tudo isso foi ocultado? Nesta história surpreendente, Robin Baker questiona em que condições é possível aplicar regras básicas de convivência e desafia nossas crenças sobre a natureza humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário