sexta-feira, 19 de julho de 2013

ROBERT JORDAN, AUTOR DE A RODA DO TEMPO Robert Jordan é o pseudônimo do americano James Oliver Rigney Jr., autor da aclamada série de fantasia A Roda do Tempo, cujo primeiro volume, O olho do mundo, chega às livrarias em agosto pela Intrínseca. James nunca assinou uma obra com seu nome real, optando por criar pseudônimos a partir de suas iniciais: como Reagan O’Neal lançou a série Fallon; como Jackson O’Reilly escreveu Cheyenne Raiders (1982); e como Robert Jordan ganhou notoriedade ao publicar sete livros da saga épica Conan, o Bárbaro, na década de 1980.
Citado pela crítica especializada como sucessor de J. R. R. Tolkien, Robert Jordan faleceu enquanto trabalhava no 12º livro da série A Roda do Tempo, em 2007, aos 58 anos. A saga foi concluída por Brandon Sanderson em janeiro de 2013 com o 14º título, A Memory of Light, que atingiu o topo da lista de best-sellers do The New York Times na semana do lançamento. Venerada por uma gigantesca base de fãs, que ao longo de mais de 20 anos reúne diferentes gerações de leitores, a série promoveu o surgimento de uma convenção anual chamada JordanCon, que acontece nos Estados Unidos e recebe centenas de participantes de todo o mundo, brasileiros inclusive.
James Oliver Rigney Jr. nasceu em Charleston, na Carolina do Sul. Soldado veterano do exército dos Estados Unidos, serviu duas vezes na guerra do Vietnã, entre 1968 e 1970, tendo recebido diversas condecorações. Após ser dispensado, formou-se em Física e trabalhou para a Marinha americana como engenheiro nuclear até iniciar sua carreira de escritor, em 1977.


Um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da Roda do Tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas. Como a que diz que, quando as forças tenebrosas se reerguerem, o poder de combatê-las renascerá em um único homem, o Dragão, que trará de volta a guerra e, de novo, tudo se fragmentará.
Nesse cenário em que trevas e redenção são igualmente temidas, vive Rand al’Thor, um jovem de uma vila pacata na região dos Dois Rios. É a época dos festejos de final de inverno — o mais rigoroso das últimas décadas —, e mesmo na agitação que antecipa o festival, chama a atenção a chegada de uma misteriosa forasteira.
Quando a vila é invadida por Trollocs, bestas que para a maioria dos homens pertenciam apenas ao universo das lendas, a mulher não só ajuda Rand a escapar, como o apresenta àquela que será a maior de todas as jornadas: ela é uma As Sedai, artífice do poder que move a Roda do Tempo, e acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido. Aquele que poderá salvar ou destruir o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário