quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Marvel fecha acordo sobre direitos autorais de super-heróis famososerqr4yyn3wayerq2h1b7 600x450 Marvel fecha acordo sobre direitos autorais de super heróis famosos
O Marvel Studios resolveu uma disputa de longuíssima data com a família do quadrinista Jack Kirby (1917-1994), cocriador de alguns dos personagens mais famosos do estúdio, como Thor, Capitão América, Hulk, Quarteto Fantástico, Os Vingadores e X-Men. A informação é do site Deadline.
Marvel fecha acordo sobre direitos autorais de super-heróis famosos O estúdio chegou a um acordo não revelado com os herdeiros do falecido artista antes que a Suprema Corte dos Estados Unidos assumisse o antigo caso. “Marvel e a família de Jack Kirby resolveram amigavelmente sua disputa legal e pretendem avançar com seu objetivo em comum, que é honrar o importante papel do Sr. Kirby na história da Marvel”, informou a declaração conjunta de ambas as partes.
Os filhos de Kirby estavam em uma batalha legal com o Marvel desde 2009, quando o estúdio foi comprado pela Disney por US$ 4 bilhões. Eles estavam na busca de recuperar os direitos autorais dos personagens dos quadrinhos baseados em uma disposição da lei de copyright que, sob certas circunstâncias, permite que os autores ou seus herdeiros recuperem a posse de um produto após um determinado número de anos.
Em julho de 2011, a juíza distrital Colleen McMahon decidiu em favor da Marvel, concordando com o estúdio, que alegou que as artes de Kirby foram feitas sob contrato de trabalho, segundo a Lei de Direitos Autorais de 1909. A família também perdeu o seu caso em um agosto 2013, numa decisão da 2ª Corte de Apelações, em Nova York.
Kirby era o principal colaborador de Stan Lee, e seu traço originou o visual clássico de personagens icônicos, como o Capitão América, que ele criou com Joe Simon ainda nos anos 1940, Thor, X-Men, Hulk, Quarteto Fantástico, Nick Fury, Homem-Formiga, Surfista Prateado, Pantera Negra, Os Inumanos e até o Homem-Aranha, que entretanto acabou chegando aos quadrinhos em traços de outro artista, pois Lee achava que Kirby o tornara heroico demais. Ele também desenhou quadrinhos de romance que acabaram reapropriados pela pop art e renderam fortunas a seus copiadores. Desiludido com a Marvel, foi parar na DC Comics onde criou um dos maiores vilões da editora, Darkseid, além te ter um impacto profundo no universo de Superman.
Não por acaso, os fãs o chamam de Jack “The King” Kirby e seus colegas o reverenciam na mesma medida, como “o rei dos quadrinhos”.
O fim do litígio vai permitir um maior reconhecimento a este gênio, tirando um pouco os holofotes de Stan Lee, que não inventou sozinho o universo Marvel. De fato, a forma como eles trabalhavam deixa claro quem tem mais importância nesse legado. Em determinado momento da parceria, Kirby entregava os desenhos prontos. E Lee apenas preenchia os balõezinhos.

Nenhum comentário: