quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Elegante, sutil, estranho. Brilhante. – The Washington Post

Um dos melhores livros dos últimos tempos. – The Guardian

Clique na imagem leia  1º capitulo
Capa do livro Nadando de volta para casa  
Finalista do Man Booker Prize e eleito livro do ano pelo New York Times Book Review, Nadando de volta para casa, da britânica Deborah Levy, revela como os segredos mais devastadores são aqueles guardados de nós mesmos. Comparada à Virginia Woolf de Mrs. Dalloway pelo jornal The Independent, por construir uma trama elíptica e perturbadora, o livro relata o que seria a idílica viagem de um poeta britânico à Riviera Francesa, com amigos e família, até uma enigmática jovem aparecer nua, na piscina da casa. Por que ela está lá? O que ela quer de todos? Nadando de volta para casa colecionou resenhas estreladas dos principais jornais britânicos e norte-americanos.
Kitty Finch é uma jovem submetida a tratamentos psiquiátricos severos, contra sua vontade, e necessita de remédios antidepressivos para se manter saudável. Incomodada com a sensação de anestesia, ela abandona a medicação para poder “sentir” melhor as emoções. Kitty se autointitula botânica, colhe plantas e flores e demonstra certo conhecimento nessa ciência. Psicologicamente perturbada, Kitty Finch persegue Joe, seu autor favorito, com a intenção de lhe entregar um poema de sua autoria, no qual ela se declara e pede ajuda ao poeta. Toda a narrativa dança em torno do tenso momento em que Joe expõe sua opinião sobre a obra da jovem e cede aos seus encantos, levando a história a um desfecho surpreendente.


Com uma narrativa inovadora, Levy consegue analisar em profundidade os anseios e as frustrações dos seus personagens, levando o leitor a uma sensação de intimidade e pertencimento em relação à história. O enredo nos convida a esmiuçar os devaneios alucinados de Kitty sobre Joe, a lógica e a frieza de Isabel, que não vê mais esperança em seu casamento com o escritor, e as incertezas e o desânimo que abalam essas relações.Nadando de volta para casa é, antes de qualquer coisa, uma trama sobre relacionamentos frágeis, delicados e mal resolvidos.
Autora consagrada de vários gêneros de literatura, Deborah Levy consegue transmitir emoções verdadeiras por meio de suas histórias, explorando aspectos psicológicos e temas universalmente humanos como amor, abandono, medo e frustração. Em Nadando de volta para casa, entra em foco a discussão sobre normalidade do cotidiano e a maneira como os padrões sociais aprisionam as pessoas. Os preceitos, as convenções e os costumes são varridos pela liberdade desequilibrada de Kitty e demonstra o quanto estamos sufocados dentro de nós mesmos e não nos permitimos dar voz às nossas vontades e, por que não, às nossas loucuras.

Nenhum comentário: