sexta-feira, 11 de julho de 2014

72 países já ganharam o Prêmio Nobel (o Brasil não é um deles)
Nobel_Prize (Custom)Na minha cabeça, a dinâmica de distribuição dos ganhadores do Prêmio Nobel sempre funcionou da seguinte maneira:

1. Os prêmios científicos iam sempre para os EUA ou para algum país (grande) europeu. Afinal, são os grandes centros de pesquisa, e tals.

2. O Nobel da Paz ia sempre para pessoas ou organizações em área de conflito, que normalmente são as mesmas de sempre. Basta ver a lista de premiados: Mandela, Shimon Peres, Médicos Sem Fronteiras, Desmond Tutu, Madre Teresa, Anistia Internacional, ONU, etc.

3. O Nobel de Literatura ia sempre para um escritor ou escritora pouco conhecido do ~grande público~ (salvo raras exceções) e de algum país aleatório.

Isso me levava a concluir que o Nobel, prêmio concedido desde o início do século XX, estaria na mão de 10 a 15 países, no máximo.
Ontem aprendi, neste bonito gráfico abaixo, que uma boa parte do mundo (72 países, mais precisamente) já havia sido contemplada com seu merecido prêmio.
Infelizmente o Brasil ainda mantém sua cor cinza nesta figura, sem premiações até agora. A América do Sul já tem 5 representantes, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile e Argentina.

nobel-prizes-by-country1
A distribuição por região é interessante também. Nossa América Latina já tem 19 premiados, a África 16, a Oceania 16, mas a óbvia concentração é mesmo América do Norte e Europa, com mais de 800 prêmios:
nobels-by-region2
E essa é a lista dos ~Top Ten~ países premiados (em inglês porque sou phyno):

1. United States (347 Nobel laureates)
2. Britain (120)
3. Germany (104)
4. France (65)
5. Sweden (30)
6. Russia (27)
7. Switzerland (26)
8. Canada (23)
9. Austria (22)
10. Italy (20)

Nenhum comentário: