quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Jornalista que auxiliou o próprio Mandela a escrever sua autobiografia seleciona lições de sabedoria e confiança do líder sul-africano em Os caminhos de Mandela

Os caminhos de Mandela: lições de vida, amor e coragem 15 lições de liderança de Nelson Mandela

A trajetória de Nelson Mandela é uma das mais ricas e complexas da história do século XX. Preso de 1964 a 1990 pelo violento e segregacionista regime do apartheid, alguns anos após sua libertação ganhou o Prêmio Nobel da Paz e foi o primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul. Em Os caminhos de Mandela: lições de vida, amor e coragem, que ganha nova edição pela Principium, o jornalista americano Richard Stengel enumera uma série de mensagens de sabedoria e liderança que aprendeu com o sul-africano durante a época em que o ajudou a escrever sua autobiografia, Longo caminho para a liberdade, publicada em 1995.
“Nelson Mandela talvez seja o último herói puro do planeta. É o símbolo sorridente do sacrifício e da integridade, reverenciado por milhões como um santo vivo. Mas essa imagem é unidimensional. Ele seria o primeiro a lhe dizer que está longe de ser um santo — e isso não é falsa modéstia”, explica Stengel, que reuniu mais de setenta horas de entrevistas e um diário com cerca de 120 mil palavras de Mandela entre 1992 e 1994. Parte deste material transformou-se no livro Os caminhos de Mandela, onde o leitor poderá aprender, por exemplo, a importância de conhecer seus inimigos e de manter seus rivais por perto, ou que a coragem não é, necessariamente, a ausência do medo, e que saber desistir também é uma atitude necessária a um líder. Lições de Mandela que são verdadeiras aulas magnas de humanidade.

Nenhum comentário: