segunda-feira, 22 de julho de 2013

Um futuro agradável para Lanny, agora sem o grande amor da sua vida, e Luke, que passa a viver com ela.


Primeiro romance da escritora estadunidense Alma Katsu, que é também o primeiro volume de uma trilogia, conhecida nos EUA como The Taker, e foi publicado no Brasil pela editora Novo Conceito, em 2012. 
images A história começa com Luke, um médico na pequena cidade fictícia de St. Andrew, que separado da esposa e das duas filhas, mora sozinho, depois da recente perda dos pais, assim, mais do que ser sozinho, no aspecto de não morar com ninguém, ele é sozinho por não ter vínculos pessoais com ninguém, nem mesmo um amigo. Certa noite, em seu plantão, há o encontro dele com Lanore, uma mulher presa por assassinato de um homem na floresta. Ela é levada até ele no hospital, para que se tenha certeza de que não está ferida e assim possa ser presa sem nenhum problema, já que é ré confessa.
Contudo, Lanore, ou Lanny, não é uma pessoa comum. Ela não pode se ferir, como mostra ao doutor Luke, e também se diz imortal, como o era o rapaz que ela assassina e a quem diz ser apaixonada. Intrigado com tudo isso e ávido por saber da história de Lanny, assim como levado pela súplica da garota e um sentimento de também necessita sair daquela cidade (embora ele mesmo não consiga identificar muito bem isso), Luke a ajuda a fugir. Assim, eles atravessam a fronteira do EUA com o Canadá e de lá partem para a França.
Durante a fuga, Lanny conta sua história, que tem início na St. Andrew de 1809, quando então tinha 14 anos e, já naquela época, apaixonada por Jonathan St. Andrew, filho do fundador da cidade e o mesmo rapaz do qual ela fora acusada de ser a assassina. Assim, ficamos sabendo de todos os percalços de Lanny, das impossibilidades de viver o seu amor com Jonathan e de como ela vai parar em Boston, na companhia de Adair, que é quem a transforma em uma criatura imortal, e sua corte.
Também se chega ao conhecimento de como Adair se tornou imortal, muitos anos antes e como Jonathan é reencontrado e, tanto ele, como Lanore e Adair, se veem entrelaçados em uma trama que visa a disputa de atenção e poder de um sobre o outro.
A história de Lanore sob muitos aspectos nos lembra do clima e universo criado por Anne Rice em suas crônicas Vampirescas, principalmente, pra mim, aos volumes de Vampiro Armand e Entrevista com o vampiro, que é a América do Norte em seu processo de colonização e as relações de desejo, poder e subjugação. Porém, embora parecidos, Katsu consegue (re)criar esses elementos em seu próprio estilo, fazendo desse modo com que não fique a sombra de suas referências. Inclusive, a relação existente entre o universo de Rice e o livro de Katsu é citado no site da autora, o almakatsu.com.



Nenhum comentário: