sexta-feira, 19 de julho de 2013

Muito já se escreveu sobre os terrores do regime nazista durante a II Guerra Mundial, mas nenhuma outra obra descreve de maneira tão detalhada o dia a dia da Alemanha durante aquele período quanto “O Terceiro Reich em guerra”, último volume da trilogia do historiador britânico Richard J. Evans.

Planeta lança último volume da trilogia sobre o Terceiro Reich, de Richard J. Evans
 Conta a história do Terceiro Reich – o regime criado na Alemanha por Adolf Hitler e seus nacional-socialistas – desde a eclosão da II Guerra Mundial, em 1º de setembro de 1939, até o seu fim, na Europa, em 8 de maio de 1945.
O livro pode ser lido de modo avulso, como uma história da Alemanha durante a guerra. Mas é também o volume final de uma trilogia, iniciada com A chegada do Terceiro Reich (2010), que aborda as origens do nazismo, o desenvolvimento de suas ideias e sua ascensão ao poder em 1933.

O segundo volume da série, O Terceiro Reich no poder (2010), cobre os anos de paz de 1933 a 1939, quando Adolf Hitler e os nazistas promoveram o poder militar na Alemanha e a prepararam para a guerra. A abordagem geral dos três volumes estava exposta já no prefácio de A chegada do Terceiro Reich. Juntos, os três livros de Evans almejam proporcionar um relato abrangente da Alemanha sob o controle nazista.

O foco central deste novo livro é a Alemanha e os alemães; não se trata exclusivamente de uma história da II Guerra Mundial, nem mesmo da II Guerra Mundial na Europa. Todavia, o autor entende como necessário narrar o progresso da guerra e abordar a administração dos alemães nas regiões da Europa que eles conquistaram.
Evans optou por focar os momentos decisivos: a conquista da Polônia e da França e a Batalha da Grã-Bretanha no primeiro ano da guerra, a Batalha de Moscou no inverno de 1941-42, a Batalha de Stalingrado no inverno de 1942-43 e o início do bombardeio estratégico contínuo das cidades alemãs em 1943. Ao fazer isso, tenta transmitir um pouco como foi para os alemães participar nesses vastos conflitos, usando os diários e as cartas tanto de soldados quanto de civis. E os motivos para a escolha desses momentos decisivos vão ficando claros para os leitores ao longo da obra.
Leitura saborosa, apesar dos temas delicados, violentos e por vezes extremamente chocantes, O Terceiro Reich em guerra foi escrito para ser lido do início ao fim, como uma narrativa única, ainda que intercalada com descrições e análises; à medida que se avança, vão sendo esclarecidas as formas como as diferentes partes da história interagem umas com as outras.
Os títulos dos capítulos (sete no total) e os intertítulos pretendem provocar reflexão sobre o conteúdo, mais do que fornecer descrições precisas sobre o que cada capítulo contém. Em alguns casos, são intencionalmente ambíguos ou irônicos.
Trata-se de mais uma obra imperdível de um dos grandes historiadores contemporâneos, fechando com chave de ouro sua trilogia sobre o Terceiro Reich.

Nenhum comentário: