sexta-feira, 26 de julho de 2013

MERCADO DE LUXO A variedade de tequilas extra-idade no Dos Caminos terceiro lugar.

Tequila, com a taça
A mais nova categoria de tequilas pode olhar no espelho e ver Cognac. Depois de ter passado o tempo em barricas de carvalho francês, eles aspiram a ser despejada de garrafas de cristal em taças.
Ao contrário dos dois tipos de tequila que dominam o mercado - o popular, prata margarita-friendly, e brevemente a idade Reposado (descansou) tequilas - essas novas tequilas deve ser envelhecido pelo menos três anos em carvalho, mais do que Añejo (envelhecida) tequilas regulares. Eles emergem uma cor dourada profunda, com mel sabores ricos, às vezes, esfumaçados que são mais típicas de conhaque ou uísque. O caráter muitas vezes de forma robusta vegetal que distingue uma boa tequila pode ter tomado um pó.
Embora algumas dessas tequilas top-of-the-line não são uma novidade para o mercado, que agora se qualificar para a designação añejo extra, ou extra-idade, que foi aprovado pelo Comitê Nacional do México em Standardization cerca de um ano atrás. (Tequilas com sabor também foram aprovados.) Até então, añejo tequilas precisava de pelo menos um ano em barricas de carvalho e aqueles com idade de três anos ou mais tiveram nenhuma distinção especial.
Agora, com o mercado de bebidas de alta qualidade em ascensão, os produtores convenceram o governo de que tequilas mais idade, muitas vezes, ao preço de US $ 100 ou mais uma garrafa, precisava ser separado.
Entre a primeira das tequilas rotulados añejo extra para chegar ao mercado norte-americano é Gran Centenario Leyenda, com cerca de quatro anos em carvalho francês, e vendido em uma garrafa semelhante à de Rémy Martin Cognac XO. Nos próximos meses, Chinaco Negro e Partida Elegante, dois novos añejos extras, chegará às lojas.
A designação añejo extra também vai aparecer em novas remessas de Sauza Tres Generaciones (que custa cerca de US $ 60 em lojas de licor de Nova York), 1800 Colección (cerca de US $ 2.000, em uma garrafa especial), Cuervo Reserva de la Familia (US $ 125) e outros rótulos.
As vendas de tequilas super-premium, aqueles que custam US $ 40 a garrafa ou mais, aumentaram mais de 20 por cento ao ano desde 2002, segundo o Conselho Spirits destilada dos Estados Unidos, um grupo comercial. Assim, não é de admirar que os produtores no México são destinadas para o mercado de luxo.
Mas nem todos os amantes de tequila aplaudir esse desenvolvimento.
"Eu gosto de tequila para a sua nova personagem floral essencial, brilhante", disse Laurence Kretchmer, um proprietário de Mesa Grill e autor do livro "Guia de Mesa Grill para Tequila" (Black Dog & Leventhal, 1998). "Envelhecimento extra produz sabores que são mais torrado e nozes e não gosto de agave. Estes tequilas envelhecidas são estritamente artigos de luxo. "

Como todas as tequilas finos, aqueles que receberam o envelhecimento adicional são feitos de 100 por cento de agave azul, a grande suculenta com folhas cravadas que cresce na região central do México. A rodada, o núcleo carnuda da planta, ou piña, é cozido e esmagado, eo suco resultante, ou agua miel (água mel), é fermentado e destilado para fazer tequila.

O espírito não envelhecida, diluída com água até que o teor de álcool para cerca de 40 por cento, é de prata ou de blanco (branco), com um cítrico, o perfume herbáceas e intensidade apimentado que por vezes pode ser severo.
Tequila que é envelhecida a partir de dois meses a um ano, torna-se Reposado, que é susceptível de ser mais macia e mais diferenciada de prata. Envelhecido ou añejo tequila é mantido em carvalho, muitas vezes em barris de bourbon, por um ano ou mais e se torna mais maduro ainda, tendo em tons de torradas com manteiga e caramelo, e perder mais do caráter agave vegetal ao longo do caminho.
Até bem recentemente, tequila aficionados considerado o envelhecimento há mais de três anos para ser um desperdício de tempo, uma vez que essencialmente tende a silenciar o caráter do espírito.
Eu provei uma dúzia añejos extra, com idade de três a sete anos, em um restaurante Dos Caminos com Eben Klemm, o diretor de bebida para BR restaurantes do cliente, que detém a cadeia. Mais da metade deles, incluindo a Sauza Tres Generaciones, estavam em tequila negação.
Mas o 1800 Colección era docemente vegetal e muito rico com um sabor elegante, o Chinaco Emperador ($ 320 a US $ 400) teve um sabor de ervas persistente, com aromas de fumaça, menta, frutas cítricas e caramelo, a Herradura Selección Suprema ($ 250 a $ 350) foi excepcionalmente suave com aromas tequila e floral, herbal complexidade, a Milagro Barrel Select Reserve (cerca de US $ 100) foi esfumaçado com um doce sabor frutado e um final persistente, eo Gran Centenario Leyenda (cerca de US $ 250) mostrou caráter tequila no aftertaste.

As melhores fontes para añejos extras são Park Avenue Liquor Shop e Morrell & Company, em Manhattan, e www.allthingsagave.com .

Com um olho para o mercado high-end, muitos dos añejos extras vêm em garrafas de estilo decanter elaborados aninhado em caixas de fantasia, muitas vezes numeradas para indicar produção limitada.

"É evidente na embalagem que alguns deles não são destinados para os bebedores de tequila", disse Klemm. "E eles não estão destinados para beber em uma margarita também."

Nenhum comentário: