segunda-feira, 15 de julho de 2013

Apresentado ao público brasileiro em Um túmulo em Gaza, o professor de história e detetive amador Omar - personagem criado pelo escritor Matt Rees

Omar Yussef está determinado a encontrar o criminoso e evitar que dinheiro pare em mãos erradas, mas ele não pode imaginar que segredos inacreditáveis estão prestes a vir à tona.
Yussef que trabalhou por mais de 10 anos como jornalista em Jerusalém, onde chefiou a revista Time —, está de volta em mais um mistério da série noir palestina, que já foi traduzida para 17 idiomas.
Desta vez, o professor Omar Yussef viaja com a família a Nablus, na Cisjordânia, para o casamento de um amigo, o policial Sami Jaffari. Embora a cidade, disputada pelo Hamas, o Fatah e o exército israelense, seja conhecida como uma das mais violentas do Oriente Médio, Yussef deseja apenas conhecer as ruelas históricas da casbá e comer o famoso qanafi com a neta Nadia.
Porém, quando o pergaminho de Abisha, um documento raro e importante, é roubado dos samaritanos, povo em extinção que vive nos arredores da cidade, ele acaba se envolvendo em um episódio completamente inesperado. Com seus conhecimentos de história, Omar Yussef acompanha Sami na investigação e os dois se deparam com uma cena horripilante: um corpo é encontrado no local sagrado onde, alguns séculos atrás, localizava-se o antigo templo dos samaritanos. Ishaq, o filho do sacerdote, foi torturado na pedra onde Abraão teria preparado o sacrifício de Isaac.
O caso se complica quando descobrem que a vítima era responsável pelas finanças do falecido presidente e tinha acesso às contas bancárias secretas que o Banco Mundial investiga. Se o dinheiro não for encontrado até a sexta-feira seguinte, o auxílio financeiro para os palestinos cessará. São milhões de dólares desaparecidos, motivo mais do que suficiente para se cometer um assassinato. 

Nenhum comentário: