segunda-feira, 15 de julho de 2013

A História de um DJ surdo
 Frankie Wilde era o DJ mais extraordinário da quintessencial ilha de Ibiza. Técnica insuperável e tracks marcantes fizeram sua história como uma das grandes lendas da música eletrônica, deixando boas lembranças na memória de figurões como Carl Cox, Tiesto e Paul van Dyk. Infelizmente, consumido por álcool e drogas, deixa de lado a música ao mesmo tempo em que, aos poucos, perde sua audição.

Trágica história de como a fama destrói um grande artista...
O quê? Nunca ouviu falar Frankie Wilde? Nunca viu um release dele no Beatport? Nunca viu ele tocar na Pacha? Nunca viu ninguém no Orkut pedindo para ele tocar na XXXperience?
É porque se trata de um personagem de ficção, protagonista do filme canadense "It's All Gone Pete Tong" (com o tenebroso título brasileiro "Ritmo Acelerado"). Trata-se de um "mockumentary", um filme de ficção que usa artifícios como verossimilhança e depoimentos de pessoas reais para tentar parecer, o tanto quanto possível, real.
Mostrando a vida de astro de rock do grande rei de Ibiza, a fita acaba passando aquele clichê quase moralista de que a fama e o dinheiro corrompem, sem falar velha trama fatalista com inspiração no catolicismo: se frequentas festas, usas drogas e fornicas promiscuamente, terás seu castigo.
Mesmo apelando para o enredo fácil, o filme tem seus méritos. Trata-se de um retrato bastante interessante dos DJ's megastars que dominaram a cena eletrônica nos anos 90 e início dos anos 2000. Ainda, destacam-se os comentários de alguns DJ's de verdade com status de estrela de rock, o que pode dar aos desavisados a impressão de que se trata de uma obra biográfica.
Enfim, mesmo sendo de 2004, é uma boa diversão, com suas falhas e acertos. Contudo, sendo uma das poucas histórias que o cinema conta sobre o mundo da música eletrônica, assisti-lo é quase obrigatório!
          







 A Lenda de Frankie Wilde, O DJ surdo O filme mostra a vida trágica do lendário Frankie Wilde. A história nos leva através da vida de um dos melhores DJ’s conhecidos, e a subseqüente batalha com um distúrbio auditivo, culminando com sua misteriosa saída de cena.













O filme tem depoimentos de nomes como Carl Cox, Tiesto, Paul Van Dyk, entre outros DJ’s conhecidíssimos no mundo inteiro.
                                                     
                                                
E porque isso aconteceu?? Porque o bonitinho não foi nem um pouco cuidadoso com a sua saúde auditiva!! Quem trabalha com música e fica exposto a volumes ensurdecedores tem obrigação de tomar cuidado, afinal, está usando a audição para ganhar a vida. Dizem que ele também se entupia de drogas, mas isso são outros quinhentos.

Dei uma pesquisada e descobri que existem protetores com filtro: o DJ pode escolher o nível de atenuação entre 9, 15 e 25 dB. Ele se protege e ainda assim consegue ouvir os sons que precisa para poder trabalhar.

Nenhum comentário: