quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Briga de clãs no Velho Oeste começa em 1863


Resultado de imagem para hatfield and mccoys

Baseada em história real, a atração , em combate corpo a corpo entre os estados do Norte e do Sul. Em meio à disputa, Anse Hatfield (papel de Kevin Costner) deserta de seu posto em uma companhia sulista da União, deixando para trás o amigo Randall McCoy (Bill Paxton). A atitude é o estopim para que os clãs comecem a trazer à tona suas diferenças, ligadas a família, religião e a sociedade em geral. A morte de Harmon, primo do patriarca dos McCoy, agrava ainda mais a situação tensa que se forma, dando início a uma guerra que irá se estender ao longo de décadas e que completou em 2012 o 150º aniversário.


Randolph McCoy
Mas, quando o ex-soldado da União, Asa Harmon McCoy, primo de Randall, é assassinado, as suspeitas recaem sobre um grupo de ex-confederados conhecido pelo nome de Logan Wildcats. Acontece que o grupo foi formado por Anse Hatfield, que se torna o principal suspeito.
Resultado de imagem para Randolph McCoy Na história, William ‘Devil Anse’ Hatfield e Randolph ‘Randall’ McCoy são velhos amigos dos tempos da Guerra Civil, quando lutaram pelos Confederados. O primeiro vive em West Virginia e o segundo em Kentucky.
Imagem relacionada
Esse evento dá início a uma nova ‘guerra civil’ entre as duas famílias, que envolveu amigos, vizinhos e diversos personagens que nada tinham a ver com o caso, cada um sendo obrigado a tomar partido. A briga resultou em dezenas de mortes, de ambos os lados, além de um amor impossível entre a filha de McCoy e o filho de Hatfield. O conflito ganhou repercussão nacional, chegando à Suprema Corte dos Estados Unidos.

HISTORIA:
 A briga Hatfield-McCoy (1863–1891) envolveu duas famílias da área de West Virginia–Kentucky, ao longo do rio Tug Fork, ramificação do Big Sandy River. Os Hatfields, de West Virginia, eram liderados por William Anderson "Devil Anse" Hatfield enquanto os McCoys, de Kentucky, estavam sob a liderança de Randolph "Ole Ran'l" McCoy. Os envolvidos na disputa eram descendentes de Ephraim Hatfield (nascido em 1765) e William McCoy (nascido em 1750). A briga entrou para o dicionário de folclore americano como uma metonímia para qualquer disputa entre grupos rivais. Mais de 100 anos depois, a história dessa luta se tornou um símbolo moderno dos perigos que envolvem a honra familiar, a justiça e a vingança.

CURIOSIDADES 
Em 14 de junho de 2003, em Pikeville, Kentucky, os primos McCoy se uniram a Reo Hatfield, de Waynesboro, Virginia, para oficializar uma trégua entre as famílias. Reo Hatfield disse que queria mostrar que, se essas duas famílias podiam entrar em acordo, outras também poderiam. Ele ainda afirmou que queria mandar uma grande mensagem ao mundo: quando a segurança nacional está em risco, os americanos deveriam pôr de lado suas diferenças e permanecer unidos: “Não estamos dizendo que você não deve lutar, porque, algumas vezes, é necessário. Mas você não precisa lutar para sempre”. O documento, assinado por mais de 60 descendentes durante o 4° Festival Hatfield-McCoy, foi propagado como uma proclamação de paz, e dizia: “Pedimos, pela graça e amor de Deus, que sejamos para sempre lembrados como aqueles que uniram os corações de duas famílias para formar uma família de liberdade na América”.

Clyde McCoy, um famoso trompetista de jazz da década de 30 e 40, era descendente da família McCoy.

Dizem que a briga Hatfield–McCoy também foi inspiração para um game show exibido durante muito tempo, o Family Feud. Em 1979, as duas famílias se reuniram para gravar uma semana especial desse programa popular, durante a qual concorreram a um prêmio em dinheiro e um porco, mantido no palco durante toda a atração.

Turistas viajam aos estados de West Virginia e Kentucky todos os anos para conhecer as áreas e relíquias históricas remanescentes dos tempos da briga. Em 1999, um grande projeto conhecido como “Restauração do Sítio Histórico Hatfield & McCoy” foi concluído.

A comédia de 1923 de Buster Keaton “Nossa Hospitalidade” centra-se na briga "Canfield–McKay", uma versão fictícia da rivalidade Hatfield–McCoy.

O curta animado de 1946 da Disney “The Martins and the Coys in Make Mine Music” foi outra caricatura 
da contenda Hatfield–McCoy. 
Resultado de imagem para Clã Hatfield


Clã HatfieldResultado de imagem para Sepultura Devil Anse Hatfield
Imagem relacionada

Nenhum comentário: