segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Guido Crepax criou outras pesonagens, como Anita, Belinda e Melissa. 
Também ilustrou quadrinhos baseados em clássicos do erotismo, como "Justine", do Marquês de Sade, "Histoire d'O", de Pauline Réage, entre outros.
Criador da lendária personagem Valentina, Crepax nasceu em Milão, no ano de 1933. Seus trabalhos, com alto grau de erotismo, se aventuram no sadomasoquismo e fetiches, com traço leve e delicado. A originalidade de sua obra inspirou incontáveis artistas, entre eles Manara e Serpieri.Estudou arquitetura pela Universidade de Milão, período em que fez seus primeiros trabalhos na publicidade como ilustrador. Produziu capas de revistas e livros, pôsteres e ilustrações para capas de LPs. Por uma campanha publicitária para a Shell italiana, ganha a "Palma d'Oro" em 1957. No ano de 1958, começou a contribuir para a revista médica "Tempo Medico", onde desenhou até metade dos anos 1980.
Nos quadrinhos, transitou por assuntos variados, mas seu mote maior foi o erotismo. Seus primeiros passos se deram em 1959, mas só criaria Valentina no ano de 1965. Na verdade, Valentina era peça secundária de sua HQ “Neutron”, publicada na revista “Linus”, mas logo se tornou sua maior e mais famosa personagem. Em 1967 é lançada a revista italiana “Ali Baba”, publicando um dos mais interessantes episódios da personagem: “La forza di gravitá”. Além dos vários álbuns da heroína, “Valentina” foi adaptada para o cinema (Baba Yaga, de 1973), e para a TV, em 1988.


Nenhum comentário: